Introdução:
Os dois Livros de Crónicas, geralmente chamados de I Crónicas e II Crónicas, são livros do Antigo Testamento da Bíblia cristã.
Eles geralmente aparecem depois dos dois Livros de Reis e antes do Livro de Esdras, concluindo a seção conhecida como "livros históricos do Antigo Testamento", também conhecida como "história heteronómica".
Na Bíblia hebraica, os livros de Crónicas aparecem num único livro, chamado "Diḇrê Hayyāmîm" (em hebraico: דִּבְרֵי־הַיָּמִים, "O Assunto dos Dias") e é o livro final do Ketuvim, a terceira e última parte do Tanakh.
As Crónicas foram divididas em dois livros na Septuaginta, a tradução da Bíblia para o grego koiné realizada no século II a.C., chamados I e II Paralipoménōn (Παραλειπομένων, "coisas deixadas de lado") ou Paralipómenos. O nome em português deriva do nome em latim destes livros, "chronikon", que foi dado por Jerónimo em sua tradução no século V.
Crónicas apresenta a narrativa bíblica começando no primeiro ser humano, Adão, e atravessando a história de Judá e Israel até a proclamação do rei persa Ciro, o Grande (c. 540 a.C.) libertando os israelitas do cativeiro na Babilónia.
Editar