Introdução:
Segundo o texto original e a antiga tradição hebraica, estes dois livros constituiriam uma só obra, que descreve a história da monarquia hebraica desde a subida de Salomão ao trono até à conquista e destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, em 586 a.C. É à antiga tradução grega dos Setenta que se fica a dever esta divisão em dois livros, a qual acabou por ser transposta igualmente para a divisão e numeração do próprio texto original hebraico.
Aliás, a consciência da unidade dos conteúdos levou os Setenta a ligarem estes dois livros dos reis com outros dois que em hebraico se chamam os Livros de Samuel e que também tratam dos inícios da monarquia. E assim, tanto nos Setenta como nas traduções latinas e modernas, inspiradas em certos aspetos por aquelas antigas traduções, o 1.° e 2.° Livros de Samuel eram designados 1.° e 2.° livros dos Reis.
Por isso, os livros 1.° e 2.° dos REIS do original hebraico ficavam a chamar-se 3.° e 4.° dos Reis.
Atualmente voltou a estar mais em uso a denominação que vem da tradição hebraica. A leitura do Antigo Testamento aproximou-se geralmente do texto oferecido pelo original hebraico. Mas a opção dos Setenta implica uma leitura perfeitamente plausível.
Com as adorações a outros deuses, o Senhor ordena que o reino se divida em dois. Assim, os filhos de Salomão assumem o reinado; Jeroboão se torna governante do Norte (Israel) e Roboão governa o Sul (Judá).
Antes um reino unido, Israel divide-se e após a morte da Salomão é governado por diversos reis. Um deles foi Acabe, conhecido como um dos piores reis. Junto a sua esposa, Jezabel, cultuou o deus sol Baal.
Em meio às adorações por diferentes divindades, os profetas alertam sobre Deus e suas verdades, da importância de crer nEle. O profeta Elias comunicou ao povo sobre as consequências da desobediência à Deus, mas a nação já estava distante da crença no Senhor.
Na tentativa de fazer com que o povo voltasse a crer em Deus, o profeta foi perseguido por Acabe e Jezabel, porém Deus o ajudou durante sua jornada e Acabe foi morto durante uma batalha.
Neste livro, podemos acompanhar o início e fim do reinado de Salomão e os acontecimentos após o povo passar a crer em outros deuses. O trabalho do profeta Elias em informar o povo da importância de crer no Senhor e as consequências da desobediência à Ele.
Editar