1. O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.
2. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.
3. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
4. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
5. Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,
6. Que em presença da igreja testificaram do teu amor: aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;
7. Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.
8. Portanto aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.
9. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
11. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.
12. Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.
13. Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena.
14. Espero, porém, ver-te brevemente e falaremos de boca a boca.
15. Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.
2. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.
3. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
4. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
5. Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,
6. Que em presença da igreja testificaram do teu amor: aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;
7. Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.
8. Portanto aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.
9. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
11. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.
12. Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.
13. Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena.
14. Espero, porém, ver-te brevemente e falaremos de boca a boca.
15. Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.
Introdução:
A Terceira Epístola de João, geralmente referida apenas como 3 João, é o vigésimo-quinto e antepenúltimo livro do Novo Testamento da Bíblia e atribuído a João, o Evangelista, tradicionalmente considerado também o autor do Evangelho de João e das outras duas epístolas de João.
Não há nenhuma doutrina estabelecida em 3 João, que é estritamente uma carta pessoal, mas o tema geral é a importância da hospitalidade, especialmente quando se trata de homens que estavam trabalhando para espalhar o evangelho.
Terceiro João é o livro mais curto da Bíblia se tratando do número de palavras, embora a Segunda Epístola de João apresenta menos versos.
É o único livro do Novo Testamento que não contém os nomes de "Jesus" ou de "Cristo".
A Terceira Epístola de João, geralmente referida apenas como 3 João, é o vigésimo-quinto e antepenúltimo livro do Novo Testamento da Bíblia e atribuído a João, o Evangelista, tradicionalmente considerado também o autor do Evangelho de João e das outras duas epístolas de João.
A Terceira Epístola de João é uma carta privada redigida por um presbítero, e direcionada a um homem chamado Gaio, recomendando-lhe a hospitalidade a um grupo de cristãos liderados por Demétrio, que havia pregado o Evangelho na área onde Gaio vivia.
O objetivo da carta é encorajar e fortalecer Gaio e adverti-lo contra Diótrefes, que se recusava a cooperar com o autor da carta.
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