Introdução:
A palavra Êxodo deriva da palavra grega “exodos” e significa saída ou partida. O livro recebeu esse nome na Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento. O título original em hebraico era apenas o início da primeira frase do livro: “Estes, pois, são os nomes dos filhos de…”.
A palavra Êxodo serviu perfeitamente ao tema principal do livro, já que na primeira metade do livro é descrito a saída dos hebreus do Egito e na segunda metade descreve a formação das leis, instituições e o modelo de adoração em Israel.
Quem foi o autor do Livro de Êxodo?
É amplamente aceito que o autor do livro de Êxodo é Moisés. Essa conclusão fica clara ao analisarmos os detalhes do livro, o que confirma que o autor é uma testemunha ocular dos fatos, dado ao aprofundamento de detalhes descritos, o que significa que não poderia ser qualquer pessoa já que o autor se mostra extremamente culto e talentoso.
Alguns críticos contestam a autoria do livro de Êxodo por Moisés, e não apenas deste livro, mas de todo o Pentateuco, afirmando que o livro de Êxodo foi uma obra conjunta de vários autores finalizada em um período posterior a Moisés.
Editar